sábado, 14 de novembro de 2015

ESTIMAR, APROXIMAR: ISSO É MATEMÁTICA?

Nas nossas formações temos ressaltado com os professores a importância do cálculo mental, da estimativa e das aproximações. 
 Fazer uma estimativa não é simplesmente “dar um tiro no escuro”. Se pedirmos para que um aluno estime, por exemplo, a área de sua sala de aula, ele pode executar essa tarefa seguindo diferentes processos: poderia contar o número de ladrilhos no chão da sala (usando o princípio fundamental da contagem) e estimar sua área, ou comparar com a área de uma sala que ele já conheça, ou ainda usar diferentes referenciais da sala para estimar suas dimensões. O importante é dar um tempo para essa atividade. Isso possibilita que o aluno crie significado para o conceito estudado (área, por exemplo) a partir de seus próprios conhecimentos. Deixe que alguns alunos exponham seus métodos nas suas estimativas. Peça para que outros alunos comentem vantagens e desvantagens desse método. Nesse momento não é tão importante quem conseguiu chegar mais próximo do valor exato. Não se trata de um concurso de adivinhação. 
O desenvolvimento de um cabedal, o maior possível, de processos e técnicas de resolução de problemas é o que buscamos nesse momento. A exposição pelos alunos de suas estimativas também é um importante indicador de suas compreensões do conceito estudado. Se, por exemplo, pedimos a um aluno a média dos seguintes valores { 7,5; 7; 6,8; 7,3; 8; 6,9; 7,7} e sua estimativa é 6 isso claramente indica que certas propriedades de uma média não estão claras. Deixe que outros alunos comentem esta estimativa, podemos deixar ou induzir que percebam o porque do erro dessa estimativa. 
Em resumo, estimar e comunicar estimativas e explicar processos de pensamento são habilidades muito importante e que precisam de treino e tempo. Nas atividades de matemática, sempre que for necessário fazer uma medida ou um cálculo, é um ótimo momento para trabalhar as habilidades de estimação, e cálculo mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Conta pra gente!