Antes de mais nada, o óbvio: a matemática é apenas uma ferramenta: complexa, eficaz, maravilhosa. Mas uma ferramenta. É um meio. Não um fim em si mesma.
Ensinamos matemática, não para que os alunos saibam matemática. Mas para que possam se utilizar dessa ferramenta em suas vidas. Para que possam dar soluções (velhas ou novas soluções) aos seus problemas ou mesmo para que possam criar novos e melhores problemas.
Não ensinamos matemática para que um aluno possa fazer uma prova de matemática.
A maior parte dos meus alunos não vai precisar usar logaritmos em suas vidas. Logaritmos continuam sendo MUITO importantes, mas não ensinamos logaritmos por que eles vão usar logaritmos ou qualquer outro assunto em matemática.
Ensinamos primeiramente para que eles possam ver o mundo através dessa ferramenta.
Usar essa ferramenta significa primeiramente Pensar Matematicamente: descobrir padrões , relacionar a outros padrões conhecidos, criar e aplicar algorítmos, fazer perguntas, levantar e testar hipóteses, testar respostas, procurar erros, criar esquemas, organizar e manipular dados,...
Ensinamos Matemática para desenvolver um modo de pensar: o Pensar Matemático.
Parabéns a todos os Professores de Matemática, por sua luta na busca de desenvolver esse maravilhoso modo de pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou? Conta pra gente!